28 de abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

postado em: Notícias | 0

Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Este ano, 2023, o tema escolhido pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, incide sobre a inclusão de “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio fundamental e direito no trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta quinta-feira, 27, em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção ao Acidente no Trabalho (Canpat) 2023, que tem como tema os riscos psicossociais relacionados ao ambiente de trabalho. A campanha será de abril a dezembro em todo o país.

De 2012 a 2022 foram comunicados 6,7 milhões de acidentes e 25.500 mortes no emprego com carteira assinada. Além de 2,3 milhões de afastamentos, pelo INSS, devido a doenças e acidentes.

2022 – Com sete notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, a mortalidade no mercado de trabalho formal brasileiro registrou em 2022 a sua maior taxa em 10 anos. Foram 612.900 acidentes e 2.538 mortes registradas.

Também em 2022, o número de afastamento por transtornos mentais e comportamentais somou 9 mil. Houve aumento de 2% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o total de auxílios-doença concedidos por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais (acidentários e não-acidentários) cresceu 3% e superou 200 mil novas concessões.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o mundo perde 4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) em decorrência de acidentes e doenças do trabalho. Considerando-se o PIB planetário de 2022, essa perda se aproxima dos R$ 400 bilhões.

Tais números nos chamam a uma reflexão. Ter um ambiente de trabalho seguro e saudável deve ser um direito fundamental, como levanta a OIT e precisamos exigir muitas mudanças urgentes em todo o mundo.

#28deabril
#segurancaesaudenotrabalho
#Segurancaprivada
#TransporteDeValores
#saudedotrabalhador
#saudemental
#sindvaloresce